-
Arquitetos: Mandril Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mariana Orsi
-
Fabricantes: Agury Tec, Cecilia Dale, Cerlem Revestimentos, Ceusa, Clami, Depósito Santa Fé, Empório Santa Fé, HIO, Hermann Molina, K3 Imports, Leroy Merlín, Mega Portões, Rogerio Fernandes, Squadra PVC, Tidelli, Tok&Stok, Tricô Decor, Trussardi, Veka Brasil, casaquetem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estilo entre o industrial e rústico: essa é uma das características que definem esta casa de 250 metros quadrados, situada na Vila Madalena, em São Paulo. Os clientes são um um jovem casal. Ele, engenheiro e proprietário da Kzar Construções Exclusivas, investe na compra de imóveis, contrata o Mandril para realização da reforma e, após (ou antes mesmo) da conclusão da obra, efetua a venda. Mas dessa vez foi diferente pois a casa foi pensada para eles mesmos.
Tendo como princípios a amplitude e o conforto, foi necessário quebrar as divisões para ir de encontro com a integração no primeiro pavimento. A cozinha era virada para os fundos da casa, onde está localizado o jardim e a melhor vista. Houve então uma inversão desse ambiente com a sala de estar. Pontos de hidráulica, elétrica, esgoto onde não existiam foram criados. E a partir do reforço estrutural, todas as paredes internas foram derrubadas, transformando os ambientes num único espaço.
Numa das paredes laterais, ainda entre a cozinha e as salas de estar e jantar, a equipe do escritório criou uma estante de marcenaria e serralheria de metalon, que, de ponta a ponta, “costura” e se adequa às necessidades de cada ambiente. No estar, por exemplo, funciona como elemento decorativo e abriga a lareira ecofire. Vira um buffet e serve de apoio para a sala de jantar, e, na cozinha, armários para guardar mantimentos e também recebe a coifa embutida.
Outra das principais mudanças foi a escada, antes em alvenaria e truncada. Foram alterados a área do vão, o desenho e material. Hoje, ela é um elemento único, que vai do subsolo até os quartos, feito em chapa metálica dobrada.
No subsolo, depois de escavações durante a obra, foi descoberta uma área com um vão onde ficam as sapatas de sustentação da casa. Esse espaço foi então aproveitado para criação de uma adega e aumentar a despensa / depósito. A antiga lavanderia virou uma pequena academia, que é virada para o jardim. O quintal conta agora com piscina e churrasqueira.
No andar de cima, eram três dormitórios que foram transformados em dois. Um dos quartos virou o closet do quarto principal. Foram feitas outras alterações como abertura do banheiro do casal pro quarto.